Hoje você vai descobrir os principais pontos que você precisa analisar para saber se sua clínica está trazendo lucro.
Você está controlando as finanças da sua clínica por sistema próprio, planilha ou não tem controle nenhum? Este artigo é para você que já faz o controle das finanças da sua clínica de maneira mais avançada. Ou seja, tem algum tipo de controle, sabe identificar seus custos, seu faturamento mensal e os recebimentos totais.
Se o seu negócio ainda não tem nenhum tipo de controle das finanças, sinto te informar, você não está preparado para esta conversa. Mas, pode se preparar para ela, te recomendo que leia primeiro o nosso artigo: 3 pilares para ter uma gestão financeira eficaz.
Fico feliz que tenha seguido minha dica, ter estudado sobre o controle de suas finanças, no nosso artigo. Agora que estamos no mesmo nível de informação, vamos iniciar o que realmente importa, O LUCRO.
O que é lucro?
O lucro é o resultado positivo no fechamento de cada mês e até mesmo anual. É um indicador gerencial extremamente importante para as decisões futuras da clínica.
Esses dados aparecem no documento contábil chamado DRE – Demonstração de Resultado. Mas muitas vezes, você não tem acesso a essa informação, por não saber analisar os dados. Por isso, nós estamos aqui para fazer essa análise para você entender melhor e ter mais informações na tomada de decisão.
Para te ajudar vou adiantar uma fórmula básica, para você apurar o resultado, de maneira amadora e ter uma noção de como encontrar o LUCRO da sua clínica. Digo de maneira amadora, porque por traz do lucro líquido ainda vai existir, alguns muitos cálculos, um pouco mais complexos.
Fórmula básica do lucro
Receita de vendas – despesa operacional = LUCRO bruto.
Você pode analisar este número a qualquer tempo, é indicado que veja todos os meses. E de forma macro anualmente para você ter base de como foi o ano da sua clínica e ter dados para traçar as estratégias do próximo semestre e do próximo ano.
E se em um devido mês o resultado for negativo, isso não significa que a empresa está todo período no prejuízo, existem vários fatores que interferem no resultado. Como por exemplo os períodos que são “anormais”, que por motivos de: férias, natal, muitos feriados seguidos, o número de atendimentos a pacientes diminui.
Para ter um resultado mais próximo da realidade da sua clínica ou consultório, indicamos que essa análise seja feita no mínimo com a apuração dos resultados de três a seis meses.
A análise de resultados ajuda a verificar pontos falhos, pontos que podem estar levando a empresa a ter prejuízos e você ainda não identificou por falta de análise.
Quer um BÔNUS? Vou deixar abaixo o que você precisa analisar caso a sua clínica esteja no prejuízo.
O que analisar com maior critério para identificar os prejuízos?
- Precificação inadequada das consultas;
- Observar os custos variáveis;
- Custos fixos, o que pode ser negociado;
- Orçamentos para compra de insumos.
Para que os resultados sejam apurados de maneira eficiente e com respostas corretas para a tomada de decisão, é necessário que toda a parte financeira do seu negócio esteja em dias e de maneira correta. E consequentemente a parte contábil também estará em dias, pois a contabilidade depende exclusivamente dessas informações para montar toda a estrutura da sua DRE.
Agora é a sua vez de me falar: qual foi a última vez que o seu contador te apresentou os resultados da sua empresa para fazer toda essa análise que mencionei acima? Ter um contador parceiro e especializado na sua atividade, é melhor ainda.
A Essência Gestão Contábil é uma contabilidade especializada na área da saúde, e por aqui nós apresentamos periodicamente os resultados para nossos clientes, e sim eles tem como tomar as decisões futuras baseado em números, afinal os números não mentem.
Não perca tempo e entre em contato conosco.