Decidir empreender na área da saúde, é necessário além de coragem, um preparo do profissional da saúde, e já te adianto que esse preparo é totalmente treinável.
Afinal, a partir desse momento de decisão não será somente atendimento ao paciente, que é aquilo que você estudou anos e está acostumado a fazer, mas agora se preocupa com questões legais como: vigilância sanitária, precificação, serviços ofertados e aspectos comerciais.
Esses passos não são ensinados na universidade, precisamos aprender no dia a dia e com bastante foco, disciplina para cumprir o planejamento estratégico e gerencial já formalizado.
Além de analisar público alvo, concorrência, diferenciais da sua marca e localização, você precisa também se preparar para as exigências burocráticas que serão necessárias para a então abertura das portas da sua clínica ou do seu consultório.
No caso de consultório, por não existir um corpo clínico e ser somente o profissional da saúde fazendo os atendimentos, nesse caso é um processo um pouco mais simplificado. É preciso estar em dia com o seu conselho profissional de classe de pessoa física (CRM, CRO, CRP) para que não tenha problemas para solicitar o conselho profissional de classe do seu CNPJ.
Sim, quando você regulariza os seus atendimentos como Pessoa Jurídica você também precisa solicitar a regularização do seu CNPJ junto ao seu conselho de classe, para ter a liberação e iniciar os atendimentos no seu próprio consultório.
E ainda sim, solicitar a licença sanitária e de funcionamento.
Falando em clínica, com vários consultórios e um corpo clínica formado, a burocracia é um pouco maior, neste caso você vai precisar da ajuda de uma contabilidade e nós da Essência Gestão Contábil, somos especializados em negócios da área da saúde, e podemos te ajudar com menos dor de cabeça possível.
Para que a sua clínica esteja apta a iniciar os atendimentos e com alvará de funcionamento em mãos você vai precisar seguir os seguintes passos:
- Localização aprovada;
- CNPJ e Contrato social aprovado;
- Cadastro Fiscal aprovado;
- Licenças aprovadas, são elas: IBRAM, Vigilância Sanitária, Bombeiros, Defesa Civil, Secretaria da Ordem Urbanística, Polícia Civil e SEAGRI. Todas essas licenças vai depender do Estado que está a sua clínica.
- Certificado de regularidade do seu conselho profissional.
Esses são cuidados essenciais que você precisa ter ao iniciar o planejamento de abertura da sua clínica.
Isso falamos somente de cuidados burocráticos iniciais, mas não podemos deixar de falar também sobre os cuidados administrativos de um negócio, em específico de um consultório ou clínica.
Faça seu planejamento estratégico e gerencial e esteja atento e consultando sempre que necessário para não fugir do planejado ou até mesmo para mudar a rota, empreender é também saber quando precisamos mudar o caminho traçado inicialmente.
No decorrer dos trabalhos administrativos do dia a dia, os pontos principais de atenção, vamos dizer “ETERNOS”, eternos porque não importa se sua clínica tem um mês, dois anos ou dez anos de funcionamento, você terá que verificar e analisar esses dados com frequência, alguns até semanalmente.
Pontos de cuidados administrativos para sua clínica/consultório:
- Gerenciamento das finanças;
- Precificação de serviços;
- Conferência de repasses de convênio;
- Prontuário do paciente;
- Gerenciamento da agenda de consultas;
- Orçamento em fornecedores;
- Comercial ativo.
Com a parte administrativa funcionando de forma correta, você pode começar a pensar em como montar o diferencial da sua clínica. Dentro desses itens acima você já pode pensar em algo atrelado aos itens 4 e 5.
Mas como fazer isso? Já anota essa dica valiosa.
O que acha de consultar de tempos em tempos, digo, montar um processo mesmo, o prontuário do seu paciente para saber qual foi sua última consulta e os motivos da consulta, você cria a oportunidade de vender mais alguma consulta ou procedimento e até mesmo estreita a relação com o seu paciente, pela preocupação de entrar em contato e saber como o paciente está, e se for o caso oferecer mais algum tipo de serviço para ajudá-lo a melhorar sua saúde.
Isso tudo está atrelado ao gerenciamento da agenda, porque à medida que você tem o contato com o paciente você já faz a marcação da consulta ou procedimento vendido.
Ainda falando em agenda, é de extrema importância que a sua secretária confirme todos os atendimentos que estão previamente marcados, tanto para não haver ociosidade da parte dos profissionais que prestam serviços na clínica, como para ter oportunidade de substituir o atendimento para outro paciente que esteja à espera.
É muito trabalho a ser realizado, e a grande parte nós podemos resolver para você. Enquanto cuidamos da burocracia de abertura e regularização da sua clínica/consultório você cuida da parte administrativa e faz os atendimentos aos seus pacientes.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, vamos ter o prazer em te atender.