No momento, você está visualizando 3 Pilares para Ter uma Gestão Eficaz Financeira na Área da Saúde

3 Pilares para Ter uma Gestão Eficaz Financeira na Área da Saúde

A gestão financeira na área da saúde, é um tema pouco explorado, porém é o coração da empresa e é sustentada por 3 pilares básicos.

Dificilmente o empresário consegue utiliza-la como instrumento estratégico para o negócio.

Com a experiência percebemos que o desconhecimento destes 3 pilares básicos está por trás da maioria dos problemas financeiros das pequenas empresas.

O pilar mais ignorado é um dos mais importantes que é o da responsabilidade financeira. Quando o sócio acha que o dinheiro do negócio é seu o sinal amarelo começa a piscar.

É muito comum nos depararmos com a situação de empresas que faturam bem, no entanto, estranhamente, não sabem onde o dinheiro vai parar.

Esta confusão financeira e patrimonial é extremamente tóxica para a estabilidade financeira do negócio e costuma ser o gatilho para o desequilíbrio total do negócio.

Em nosso canal no YouTube ensino 5 passos práticos para você começar a separa as finanças do sócio das finanças do negócio. Clique no vídeo abaixo:

Voltando aos 3 pilares básicos para uma boa gestão financeira na área da saúde, que são eles:

  1. Responsabilidade Financeira
  2. Planejamento Financeiro
  3. Controle e Análise Financeira

Agora vamos falar um pouco mais sobre cada um destes pilares.

gestão financeira na área da saúde

1º pilar: Responsabilidade Financeira para a gestão

                Aqui começamos pela separação das finanças do sócio e da empresa, o Brasil é um país carente de Educação Financeira, mas sendo você um empreendedor(a) é sua responsabilidade buscar conhecimento para melhor administrar o seu negócio.

Como tratamos acima, neste ponto o grande desafio é fugir da confusão financeira e patrimonial.

2° pilar: Planejamento Financeiro para a gestão financeira na área da saúde

Imagine você viajando por uma estrada desconhecida sem GPS sem saber qual o próximo ponto para abastecimento, sem saber quanto falta para chegar ao destino. Desesperador, não é?

Conduzir uma empresa não é diferente.

Sem um mapa de informações fica difícil para o gestor entender quais os passos ele poderá dar para alcançar seus objetivos, entretanto, se houver um planejamento financeiro é possível saber a rota que conduzira ao destino final.

E quando falamos em planejamento financeiro o fluxo de caixa é a principal ferramenta que deve ser utilizada diariamente para controlar as entradas, saídas, saldos e a liquidez da empresa.

Ela lhe dá previsibilidade para saber o melhor momento de investir, além do que ter o mapa financeiro do negócio na mão lhe ajuda a se reorganizar rapidamente sempre que necessário seja recorrendo a antecipação de recebíveis, promoções, renegociações ou até mesmo empréstimos bancários.

O mercado atual não tem espaço para amadores, tomar decisões consciente e sem perder de vista o seu objetivo é a grande sacada.

Em nosso canal no YouTube tem um vídeo onde sobre Fluxo de Caixa, basta clicar no vídeo abaixo

3° pilar: Controle e Análise Financeira para a gestão financeira na área da saúde

O que não é medido não pode ser controlado, essa máxima nos leva ao princípio, é necessário ter controle e análise para uma boa tomada de decisão.

Basicamente o que define uma empresa de sucesso é tomar mais decisões certas do que erradas e isso só é possível com acesso a informações sobre o negócio e o universo que o envolve.

Estatísticas do SEBRAE apontam que 85% das pequenas empresas não sabem o que é gestão financeira e que destas 74% não acompanham as finanças e terminam por fecharem as portas.

Em outras palavras, estamos falando de descontrole financeiro, por isso se uma empresa não tem controle de seus números consequentemente não conseguirá tomar boas decisões.

Mas controlar não basta, é preciso analisar o que os números dizem, no entanto infelizmente os pequenos negócios sofrem o impacto da ausência de gestão qualificada, muitas vezes os dados até são controlados, mas faltam as análises.

Outras vezes não há qualquer tipo de controle e lembrem-se o que não é medido não pode ser controlado.

gestão financeira na área da saúde

Para gestão financeira eficiente, comece aplicando estes três pilares no dia a dia do seu negócio

                Boa parte dos pequenos empresários não conseguem ouvir os gritos de alerta dos controles e relatórios financeiros. Exemplo disso é o uso do Fluxo de Caixa, uma ferramenta simples e poderosa que é muito subutilizada pelos pequenos empresários

Acima de tudo sem dúvida uma das formas de garantir maior assertividade na tomada de decisão é com base em números, por isso tendo dados financeiros como base, além disso do controle e análise das informações financeiras é possível identificar o que está impactando os resultados financeiros do negócio o que lhe permite traçar estratégias para solucionar os obstáculos identificados.

                Ah, caso deseje um serviço especializado para otimizar a gestão do seu negócio conte com a Essência Gestão em Saúde, em conclusão mais do que uma empresa de contabilidade trabalhamos para cuidar da saúde de seu negócio.

Deixe um comentário