Você sabe o porquê é tão importante agregar valor no seu consultório? Então se liga, 65% da população brasileira não faz consultas e exames, para um check up na sua saúde anualmente. Ou seja, os pacientes esperam ter sintomas de alguma doença para procurar um profissional de saúde capacitado para atendê-lo.
E porque estou te falando isso? Para que você lembre que quando o paciente vai até a sua clínica de alguma maneira ele já está vulnerável e muitas vezes com o emocional abalado, e isso é identificado em todos os ramos da saúde, seja ela médica, odontológica, fisioterapia, e até nutricional pois as vezes o paciente já está no nível de obesidade, entre muitas outras.
Por isso, agregar valor a sua clínica como um todo e a sua consulta quando você ainda está atendendo no seu consultório, é muito valioso, para que seu paciente se sinta acolhido e bem recebido a este momento delicado que está passando na vida.
Com o avanço da tecnologia e da informação, as pessoas começaram a se tornar mais exigentes com o que consomem. Por isso, agregar valor ao atendimento ao seu paciente faz sentido para que ele permaneça sendo seu paciente.
E o mais importante, te indique para outras pessoas, aquele famoso marketing boca a boca gratuito.
Algumas atitudes tomadas no dia a dia podem fortalecer seu nome no mercado e trazer força a sua clínica e seu consultório. Confira:
1- Tenha um atendimento excelente
Aqui na Essência Gestão Contábil, somos conhecidas pelo atendimento especializado, por isso tenho propriedade para falar.
A partir do momento que você dá atenção devida e rápida ao seu paciente, isso já se torna algo a mais. Atender bem é estar disponível, é escutar o que o paciente precisa e quer falar naquele momento, é ser cordial e amigável o tempo todo, mesmo diante de algum imprevisto que venha a acontecer e que precise ser resolvido. Afinal, somos humanos e estamos propensos a errar.
Prepare os seus colaboradores, para que mesmo que seu paciente primeiro passe por uma recepcionista ou enfermeira, ele se sinta bem tratado e crie relacionamento com eles, tornando-se uma espécie de extensão de você, profissional da saúde.
Para que isso aconteça será necessário ter um atendimento prévio padronizado. Desde o uniforme e aparência até os procedimentos técnicos realizados, tanto por um colaborador quanto pelo próprio profissional da saúde.
2- Seja claro na explicação do tratamento proposto ou diagnóstico
O paciente vai a consulta, justamente como paciente, ou seja, leigo no assunto. É necessário ter o máximo de clareza possível para que não haja dúvidas e evite desconfortos futuros.
No caso de venda de tratamentos, mais ainda que ser claro, você pode montar uma apresentação onde consta todos os procedimentos que serão realizados naquele paciente e informar o benefício que cada procedimento vai trazer a seu paciente.
No caso de diagnóstico de alguma doença que foi descoberta com consultas e exames solicitados, não fale somente palavras técnicas, lembre-se: o paciente é leigo, e você como profissional está aí justamente para desmistificar através do diagnóstico.
Faça todas as recomendações por escrito, na maioria das vezes elas são diversas e o paciente pode se esquecer. Deixe um modelo padrão pronto e vá substituindo as informações de acordo com cada caso.
3- Seja atento a mensagens e ligações
Atualmente, são poucas as pessoas que fazem ligações para marcar um horário ou perguntar algo que precisa saber, já que estamos no momento do digital, todos querem utilizar o WhatsApp pela praticidade.
Justo por essa praticidade não deixe seus pacientes esperando muito tempo para receber a resposta necessária. Seja organizado para não deixar que fique mensagens sem responder, e ligações sem retornar quando for o caso.
Já vi casos de perder pacientes por falta de resposta ou retorno.
4- Não deixe os pacientes esperando muito tempo para ser atendido pessoalmente
Chegar atrasado já não é bom para sua imagem, pois é como se você não tivesse responsabilidade com seus compromissos.
Tente ser sempre pontual, esse exemplo serve até para sua equipe.
E o atraso não é somente um problema para sua imagem. Mas, se você atrasa em um atendimento, provavelmente todos os posteriores já iniciarão em atraso, e o paciente terá que ficar algum tempo à espera.
Seja consciente na quantidade de atendimentos possíveis por dia, para que cada consulta seja única e feita com profissionalismo. E tenha em mente que você como profissional precisa do seu tempo de descanso entre os horários marcados e também para ajudar na margem de atrasos, caso ocorra.
Enfim, poderia escrever muito mais dicas aqui para agregar valor a sua clínica, mas para isso eu preciso conhecer a fundo quais são as dificuldades específicas do seu negócio e poder te ajudar de maneira assertiva.
Dúvidas sempre vão surgir na hora de colocar todas essas dicas em prática e eu como sócia da Essência Gestão Contábil estou à disposição para te ajudar a saná-las. É só clicar no botão do WhatsApp e você vai falar diretamente comigo.
Muito sucesso nos novos processos da sua clínica. Até o próximo artigo.