Esse é um passo importante para sua clínica, e um bom sinal, a partir do momento que você não consegue mais ser uma “EUpresa” é porque está na hora de dar um passo no crescimento. Ou até mesmo quando você já tem uma equipe, e ela está sobrecarregada com o aumento da demanda da clínica. E claro, sempre com a expectativa e o objetivo de contratar o melhor funcionário para desempenhar a função disponível.
Neste artigo vamos falar sobre:
- Identificar o momento certo para contratação de um funcionário;
- Listar detalhes da vaga;
- Definir exatamente o perfil do candidato;
- Definir como será a divulgação da vaga;
- Processo de seleção.
Identificar o momento certo para a contratação de um funcionário
Primeiro analise se realmente está no momento ideal para contratar um funcionário. Para identificar esse momento é necessário estar em dias com seu planejamento, tanto operacional quanto financeiro. Já tenha em mãos a divisão nova de tarefas que será redirecionada, tanto para o time atual, se for seu caso, quanto para o novo funcionário.
Se o seu caso for a primeira contratação você precisa separar as tarefas que serão desempenhadas por ele. Isso mesmo, eu indico até fazer uma lista de tarefas para ser bem transparente, e já começar tudo documentado.
Listar detalhes da vaga
Para receber currículo que se encaixe ao que você procura, também é necessário ser detalhista ao listar os detalhes da vaga, vai aí alguns detalhes para você se atentar:
1- Qual função será desempenhada;
2- Idade média do candidato;
3- Estagiário ou Celetista;
4- Horário de trabalho;
5- Remuneração;
6- Benefícios;
Com isso definido, você já consegue olhar para o currículo e ver se aquela pessoa se encaixa nesses primeiros detalhes. Como fazer isso?
Vou te dizer um exemplo:
Se você está procurando um estagiário, e vai oferecer somente a bolsa auxílio e recebe um currículo de um candidato de 35 anos e que tenha filhos, o valor da bolsa auxílio de estagiário não será conveniente para uma pai ou mãe de família, neste caso você já seleciona um pouco mais os candidatos para a entrevista.
Definir exatamente o perfil do candidato para ter um funcionário ideal
Já o perfil do candidato é algo que vale muito ser observado, como dizem os estudiosos é mais fácil ensinar uma pessoa do zero, do que modificar o perfil pessoal de uma pessoa, pois ela já nasce com ele.
Então defina o perfil, ou seja, saiba quais habilidades você precisa para a execução das tarefas daquela função, e também o perfil comportamental, para que dessa forma seja mais tranquilo integrar o candidato à cultura da sua clínica.
Se tratando de características técnicas, posso dizer que conhecimento básico ou avançado, depende do cargo que será ocupado e formação específica na área quando necessário. Não se prenda muito a elas, pois técnica é altamente possível de ser ensinado. Claro, isso se limita a cargos específicos administrativos e operacionais da clínica.
Para cargo de médico, dentista ou algum outro profissional específico da área, precisa ser feito uma análise da experiência atual do candidato. Para que a sua clínica seja conhecida também por ter bons profissionais e que sejam eficientes em seus diagnósticos.
Vamos falar agora sobre características comportamentais, você pode aplicar o teste DISC em cada candidato, que vai mostrar qual o perfil comportamental e com o resultado você vai conseguir ter clareza na adaptação do candidato ao cargo.
Os perfis comportamentais apresentados pelo DISC são:
- Comunicador;
- Planejador;
- Executor;
- Analista.
Existem algumas empresas que aplicam o teste de maneira profissional, e o resultado é mais robusto.
Definir como será a divulgação da vaga
E agora está na hora de divulgar a vaga, como será? Em redes sociais? Empresas que façam recrutamento? Boca a boca? Esteja preparado para receber muitos currículos e fazer as análises.
Processo de seleção
O processo de seleção é a escolha do melhor candidato para a vaga. Nessa fase está na hora de fazer a entrevista, aplicar o teste prático, se for o caso fazer avaliações psicológicas, aplicar o DISC ou outra ferramenta que possa analisar o perfil comportamental.
E por fim feito a escolha da pessoa para ocupar o cargo, se inicia o período de experiência do novo colaborador na sua clínica.
Nem sempre será assertivo na primeira contratação, porque as pessoas são imprevisíveis, e está tudo bem. O que importa é não desistir na primeira tentativa, e estar disposto a melhorar os métodos de contratação a cada vez que precisar contratar uma nova pessoa.