Um representante comercial é aquele intermediário que facilita o relacionamento entre um produtor ou fornecedor e seu cliente final. Esta intermediação envolve de um lado as empresas representadas, indústrias e/ou empresas dedicadas ao comércio atacadistas, e de outro lado seus clientes, outras empresas atacadistas ou varejistas.
Seu objetivo é fornecer o produto sempre de forma adequada para que ambos os lados da negociação estejam satisfeitos.
Seu diferencial está na forma que consegue prestar o serviço de intermediação, focando na qualidade da negociação, demonstrando ter o maior conhecimento possível sobre o produto e na eficiência da venda, de forma que ambos os lados da negociação estejam satisfeitos.
Dentre suas principais funções estão: ter profundo conhecimento sobre os produtos que ofertará para que possa esclarecer todas as dúvidas dos clientes, prospectar os clientes identificando seu potencial, visitar os clientes, demonstrar os preços e benefícios dos produtos oferecidos e porque vale a pena adquiri-los, sondar sobre as expectativas dos clientes, fechar o contrato de venda com todas as cláusulas acordadas e, em alguns casos, oferecer suporte pós-venda facilitando a comunicação do cliente com o fornecedor do produto ou serviço.
Se você pretende abrir uma empresa de representação comercial é necessário conhecer todos esses aspectos e entender por onde deve começar.
FORMALIZAÇÃO DO SEU NEGÓCIO
Uma empresa de representação comercial no Brasil pode, atualmente, ser aberta tendo como sede um endereço residencial (endereço fiscal). Esta permissão se dá pela atividade ser considerada de baixo risco, ou seja, por se tratar apenas de um escritório administrativo. Neste caso, se estrategicamente você não precisar de um endereço, poderá reduzir este custo de aluguel de sala e abrir a sua empresa de representação comercial no seu próprio endereço ou em um endereço fiscal. Um dos pontos que se deve atentar nesse caso, é se a empresa que você representa comercialmente, exige ou não, uma sede comercial, pois há empresas de grande porte que exigem que seus representantes tenham um ponto comercial e uma estrutura de sócios ou colaboradores para que não haja risco de descontinuidade dos serviços.
Sua empresa pode ser registrada como Ltda, Eireli – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada ou pode ser registrada como EI – Empresário Individual. Cada uma dessas formas tem características próprias e cabem na situação do representante comercial.
Caso decida pela EIRELI, o capital social para abertura da empresa deverá ser 100 vezes o salário-mínimo vigente no País, cerca de R$ 99.800 mil. O representante comercial não poderá se formalizar como Microempreendedor Individual–MEI. Este valor acaba assustando muitos empresários que pretendem se formalizar como Eireli.
FORMAS DE TRIBUTAÇÃO
É importante que você, como representante comercial, entenda as formas de tributação existentes no Brasil para que possa definir a melhor forma de registro de sua empresa, de forma a reduzir seus custos tributários.
Na atividade de representante comercial, você pode atuar tanto como pessoa física, se registrando como autônomo, ou como pessoa jurídica, optante pelo simples nacional, pelo lucro presumido ou pelo lucro real. Em ambos os casos, haverá a necessidade de registro no Conselho Regional dos Representantes Comerciais – CORE. Esse registro é obrigatório para quem deseja atuar como representante comercial no Brasil.
CONTRATO DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL
Se você pretende abrir uma empresa de representação comercial, um ponto chave é a formalização de um contrato de representação comercial. Este contrato feito com a empresa vendedora dos produtos ou serviços deve abranger todas as características, obrigações, deveres e direitos de ambas as partes. É importante que seja definido de forma clara, as responsabilidades de cada parte e qual o limite de atuação do representante comercial, visando a promover a segurança de ambas as partes.
Caso tenha interesse em obter maior conhecimento sobre esse mercado, não hesite em nos contatar.