Você já parou para pensar no quanto é importante você conhecer as despesas fixas e variáveis do seu consultório? Se você nunca pensou nisso ou se já pensou, mas ainda tem dúvidas, vamos esclarecer alguns pontos muito importantes para você.
CUSTOS FIXOS vs CUSTOS VARIÁVEIS
De uma forma bem simples, os custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor conforme a quantidade de atendimentos realizados em sua clínica. Com a pandemia, muitos consultórios ficaram fechados ou tiveram uma redução drástica em seu número mensal de pacientes. Mesmo assim determinados custos permaneceram inalterados, como aluguel, internet, salários entre outros.
Nesse caso, por ser uma situação atípica o governo federal concedeu alguns benefícios de negociações atrás da MP 936, contudo em uma situação normal esses custos não sofreriam reajustes, nem cortes, independente se o consultório atendeu 01 paciente no mês ou 30 pacientes.
Por outro lado, os custos variáveis vão aumentar ou reduzir conforme se tem o aumento ou redução no número de atendimentos. Um exemplo de custos variáveis são as matérias primas, os descartáveis utilizados entre outros. Ou seja, tudo aquilo que precisa ser adquirido em maior quantidade quando se aumenta a demanda de pacientes.
DESPESAS FISCAIS SÃO FIXAS OU VARIÁVEIS?
Isso depende do seu regime de tributação e de qual despesa estamos falando e se você atua como pessoa física ou pessoa jurídica.
PESSOA FÍSICA
Profissionais que atuam como pessoa física já estão cientes que é necessário fazer a declaração do imposto de renda anual, contudo é importante lembrar que autônomos também deve fazer a declaração mensal, conhecida como Livro Caixa ou Carnê Leão. Essa declaração é realizada no programa da Receita Federal e apura mensalmente as despesas relativas a seu consultório bem como todos os recebimentos com CPF dos pacientes e/ou responsável.
Após os lançamentos é feito o cálculo para recolhimento de IR, que nesse caso é uma despesa variável porque depende do seu faturamento, ou seja do número de atendimentos e o valor cobrado por cada um deles.
Outro ponto importante é o recolhimento do INSS. Como sua atuação é autônoma você não tem uma empresa que faça esse recolhimento por você, então deverá mensalmente fazer esse pagamento, lembrando que esse valor pode ser limitado ao teto do INSS. No vídeo abaixo trazemos mais informações para você que trabalha como pessoa física.
PESSOA JURÍDICA
No caso de quem realiza atendimentos como pessoa jurídica, precisa obrigatoriamente ter o auxílio de um contador, que será um aliado da sua empresa, ajudando não só a identificar os tipos de custos que existe como também podendo ajudar na redução desses custos.
Uma das reduções mais importantes é o planejamento tributário que vai analisar qual o melhor regime tributário para o seu caso. Essa analise sim poderá dizer quais custos fiscais terão seus valores influenciados ou não por seu faturamento, dessa forma identificando o que é fixo e o que será variável.
CONHEÇA SEU FLUXO DE ATENDIMENTO
Bom, até aqui foi possível entender que muito se depende do número de atendimentos realizados, por isso é importante conhecer esse fluxo no decorrer de longos períodos. Se já é conhecido quais meses a procura por atendimentos em sua clínica é menor, será possível se programar antes que aquele momento chegue de fato e seu negócio não passe por dificuldades financeiras.
Com essas informações em mãos, é possível preparar um provisionamento de fluxo de caixa e fazer um possível remanejamento de valores para cobrir as despesas desses meses de baixa. Assim também é possível fazer compras menores de matérias primas, já sabendo que seu uso será menor. O contrário também é valido, sabendo que a demanda tente a aumentar em certos períodos poderá fazer uma comprar maior de forma consciente e com baixo de risco de perder material por falta de uso, ou perder um procedimento/paciente por falta de material.
Por isso conhecer esses custos é fundamenta na sua clínica, pois são métricas que fornecem um melhor direcionamento e análise de cenários e possibilidades. Obtendo um ponto de equilíbrio para tomada de decisões. Dúvidas deixe aqui nos comentários ou em uma de nossas redes sociais. Somos uma contabilidade especializada no atendimento de profissionais da saúde e queremos te ajudar a fazer seu negócio crescer.