O setor de transportes no Brasil vem apresentando bom crescimento quando comparado ao crescimento do Produto Interno Bruto – PIB brasileiro.
Em 2018, o setor de transportes no Brasil apresentou um crescimento de 2,2%, o que corresponde ao dobro do crescimento do PIB brasileiro no mesmo período.
Este crescimento demonstra que muitos empresários se lançaram nesse mercado e a perspectiva é de crescimento para os próximos anos.
Há diversos pontos a serem observados por aqueles que pretendem iniciar uma empresa no ramo de transportes.
O primeiro ponto a ser definido, caso você esteja pensando em abrir uma empresa de transporte, é a sua forma de atuação no mercado, definir se trabalhará com transporte de cargas ou com transporte de passageiros, pois cada um desses mercados, tem suas exigências específicas de acordo com órgãos que as regulam.
O transporte de passageiros segue uma linha de exigências determinadas por alguns órgãos; já o transporte de cargas deve seguir outras exigências.
DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS
O planejamento de atuação da sua empresa é essencial e passa pela definição dos seus objetivos e de sua forma de prestação de serviço.
A primeira etapa da definição de objetivos da sua empresa de transportes deve levar em consideração as exigências de cada mercado.
No transporte de cargas, por exemplo, você precisa saber previamente, qual o tipo de transporte que você quer fazer, ou seja, para qual finalidade você quer formalizar e abrir sua empresa.
Deve-se avaliar se já prestou serviço para alguma empresa anteriormente e se essa empresa está exigindo que você seja uma pessoa jurídica para poder realizar a contratação de seus serviços e assim pagar por eles, ou se você trabalhará com transporte em geral.
É de grande importância que estes objetivos estejam bem claros pois há determinados produtos, por exemplo os produtos inflamáveis, que precisam de liberações de órgãos específicos, então, não se pode montar uma empresa de transporte e transportar qualquer produto sem se atentar para as questões regulatórias específicas de cada item e de cada modal de transporte.
Todos estes objetivos precisam estar bem claros e bem definidos de forma consciente também por questões documentais de formalização da empresa.
FORMA DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE
Um ponto importante a ser definido é quem será responsável pela realização dos transportes em si, que será responsável pela movimentação direta das cargas ou dos passageiros.
De acordo com dados de pesquisas da Economia em Foco, 53% dos empresários brasileiros do setor de transporte pretendem aumentar a contratação formal de empregados em 2019.
No caso do transporte autônomo, bastante encontrado no Brasil, geralmente é o próprio dono do veículo que faz o transporte.
A intenção do dono da empresa também poder ser de terceirizar o transporte, com a contratação de motoristas/colaboradores. Para tanto, é necessário observar atentamente as questões trabalhistas, pois estas têm muitas peculiaridades.
Os principais pontos de atenção nesse sentido são: segurança, tempo de trabalho dos motoristas e adicionais de periculosidade e insalubridade.
FORMALIZAÇÃO DA EMPRESA
Outro ponto que merece grande atenção é de como realizar a formalização da empresa, como atender aos trâmites burocráticos, após ter sido definido se a empresa irá trabalhar com transporte de passageiros ou com transporte de cargas.
É necessário definir qual o produto e onde será oferecido o serviço, identificar se a empresa já possui clientes certos que contratarão seu serviço ou não.
Também sendo necessário definir um processo de gestão para tratar as questões trabalhistas.
Com a definição desses pontos, sua empresa poderá regularizar a sua atividade e assim prestar os serviços para quem desejar dentro dos seus limites de atuação previamente definidos.
Portanto, caso tenha interesse em saber como formalizar sua pequena empresa de transporte, entre em contato com a gente que iremos lhe ajudar e lhe direcionar de acordo com seus objetivos, ajudando-o a entender o que precisa ser feito, para que você trabalhe de forma regular e para que consiga reduzir a sua carga tributária o máximo possível dentro da legalidade.