Jornalistas possuem uma rotina frenética. A cada minuto surge um furo que precisa ser verificado para entrar na pauta e como as coisas acontecem muito rapidamente tudo se torna muito urgente.
Em meio a tantas informações, é perfeitamente possível que você acabe esquecendo das obrigações de sua empresa.
A Essência está aqui para deixar sua empresa com atividade regular e proporcionar a você a tranquilidade de saber que seu negócio está organizado e em boas mãos.
Ser autônomo ou abrir empresa
O Jornalista pode exercer sua atividade como pessoa física-autônoma ou como pessoa jurídica e em qualquer das formas ele deve manter seus ganhos regularizados perante a Receita Federal, Estadual e Municipal.
Aos profissionais que atuam de forma autônoma a regularização se dará através do seu CPF.
Ou seja, na esfera municipal o profissional terá que se cadastrar junto a prefeitura de seu município, na esfera federal terá que apurar e recolher mensalmente o imposto de renda através do Livro Caixa e também se inscrever na previdência social e contribuir para o INSS.
- Para atuar como Profissional Autônomo você deve:
- Se cadastrar na prefeitura do seu município;
- Se inscrever na previdência social e contribuir para o INSS;
- Recolher mensalmente o Imposto de Renda;
Obs: aqui é obrigatório a elaboração mensalmente o Livro Caixa onde será registrado todas as receitas e despesas ocorridas;
- Opcionalmente, por comodidade você pode contratar uma contabilidade especializada;
- A tributação, facilmente, chega a 27,5%.
2. Para atuar como Pessoa Jurídica você deve:
- É obrigatória a contratação de uma contabilidade.
Contrate uma contabilidade para jornalista especializada para fazer todo o processo de regularização e manutenção da sua empresa junto às três esferas de governo;
- A tributação varia entre 4,5% e 15%.
2.1 Em caso de opção pela Pessoa Jurídica qual o melhor Regime Tributário?
Opcionalmente a empresa pode optar por qualquer um dos regimes tributários existentes.
São eles: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Todavia, em regra geral o Simples Nacional é a melhor opção para este tipo de empresa.
Mas é importante acompanhar juntamente ao seu contador o faturamento da empresa, pois dependendo do crescimento outra modalidade de tributação até poderá se tornar mais interessante.
Aqui a recomendação é avaliar constantemente o crescimento do negócio.
Atividade regularizada
No meio de jornalismo, comunicação e marketing é muito comum as pessoas trabalharem como freelancer e não há nenhum problema nisto.
Este ano de 2019 a atividade de Marketing foi excluída do rol de atividades permitidas ao MEI, ou seja, para regularizar os ganhos que atua nesta área deve formalizar sua agência de marketing como empresa regular.
E em caso de não desejar formalizar-se poderá atuar como pessoa física-autônoma.
Na parte tributária existem muitas maneiras de enquadrar um empreendimento perante as leis contábeis de forma que a sua tributação seja a mais adequada possível.
Neste momento é preciso analisar a legislação contábil para estabelecer a forma mais adequada de tributação. Este é um estudo muito preciso que requer um profissional qualificado.
Juntamente com um profissional contábil especializado em contabilidade para jornalistas, comunicação e marketing, faça uma avaliação do seu caso para identificar o que é mais interessante para você.
Pois, embora num primeiro momento pareça atrativo atuar como autônomo lembre-se que a tributação é muito elevada.
Ou seja, é bastante importante fazer uma avaliação especializada pois comumente a melhor alternativa para regularizar seus ganhos é abrir uma empresa para prestar seus serviços.