Mas você está falando de novela?
Não deveríamos estar tratando de negócios? Sim, deveríamos e estamos.
A novela apresenta na personagem de Maria da Paz, representada pela atriz Juliana Paes, uma grande empresária que iniciou seu empreendimento do zero, vendendo bolos na rua e que cresceu através do boca a boca e de seu esforço.
Isso faz você também lembrar de como você começou?
Orientação Contábil
A novela não irá tratar da maneira sensacional que Maria da Paz alcançou fortuna através do empreendedorismo, mas sim de como ela irá a falência quando deixa de ouvir seu contador, personagem do Márcio, representado pelo ator Anderson Di Rizzi .
O primeiro passo rumo a possível falência iniciou no momento em que a empresária começou a utilizar o capital de giro da empresa para investir em um novo e elevado padrão de vida.
A protagonista tem uma relação muito próxima com seu contador que a orienta em todas as decisões e talvez por isso tenha alcançado fortuna em tão pouco tempo.
Porém, ao deixar de observar as orientações do profissional para atender aos desejos da filha, ela utiliza o capital de giro da fábrica de bolos para gastos pessoais, colocando assim o seu empreendimento em sérias dificuldades financeiras.

Em sua trajetória de empreendedorismo, você já deve ter conhecido empresários que também cometeram o mesmo erro…
Independente do objetivo da novela, não poderia deixar de observar a situação contábil envolvida na trama.
Gestão financeira
Quando a empresária passa a utilizar os recursos da empresa para custear interesses particulares e deixa de observar a regra básica da gestão financeira: em nenhuma hipótese deve-se misturar as finanças pessoais dos gestores com as da empresa.
Essa separação não é apenas um princípio contábil, mas sim uma regra vital para a saúde financeira do negócio, extremamente essencial para não comprometer os resultados da empresa.
E nessa regra básica que muitos gestores pecam e uma assessoria contábil competente e compromissada pode ser ajudar de maneira significativa..
Uma outra regrinha básica, mas muito ignorada quando se fala de dinheiro, é gastar menos do que se ganha.
Fazendo uma analogia, se sua contas pessoais não estiverem em ordem, dificilmente as de sua empresa estarão.
É preciso remunerar bem os sócios, buscando profissionalizar a atuação deles.
Separe as contas pessoais e da empresa. Atenha-se única e exclusivamente ao Pró-Labore e, se for o caso, revise o valor da retirada, mas não ultrapasse esse valor.

Ao decidir empreender, é importante ter reservado o capital de giro, que é o recurso que custeará a manutenção do negócio até que ele comece a gerar lucros.
Para maior tranquilidade na vida particular, é importante que se tenha uma reserva pessoal para custear suas necessidades enquanto o negócio não lhe proporciona uma boa retirada de Pró Labore e/ou Lucros.
O papel do contador
Voltando a novela, temos o comportamento do Contador da empresária, que está sempre ao lado de Maria da Paz, orientando a em toda a tomada de decisão.
Ele a alertou desde o início sobre os gastos excessivos e desnecessários, mas a empresária ignorou suas orientações técnicas e ela passou a ouvir apenas pessoas leigas na área (e ainda mal intencionadas, como a filha e o marido), o que comprometeu significativamente a saúde financeira da empresa.
Mas e na vida real, o que nós contadores podemos fazer para sermos referência para nossos clientes?
Nos manter próximos da empresa, utilizar boas ferramentas, manter o alinhamento entre ambas as equipes e utilizar a tecnologia a nosso favor.
E com as informações e dados em mãos, podemos orientar nosso cliente na tomada de decisão e indicar a ele os melhores caminhos em cada situação.
Seu cliente é seu maior parceiro de negócios, esteja próximo dele e o ajude a crescer e você crescerá com ele.

E lembre-se de estar sempre atento às necessidades e decisões de seus clientes, para que isso não venha a se tornar um problema no futuro.
Seja o melhor contador que seu cliente pode ter. Preste um serviço consultivo que vai além da contabilidade técnica.
Utilize todo o seu conhecimento para orientar o seu cliente.
Mas lembre-se, a decisão final é sempre dele.