Adaptar-se aos novos tempos ou decretar falência?

Calma, antes de declarar falência vamos repensar se existem outras opções para te ajudar nesse momento.

Com a proliferação do Coronavírus e os decretos de distanciamento social, muitas empresas viram seus negócios chegarem na beira do abismo. Já no início do mês de abril o SEBRAE divulgou que mais de 600 mil micro e pequenas empresas encerram suas atividades, e esse número só aumentou ao longo do mês.  Mesmo agora com a retomada gradativa do comércio, superar as adversidades causadas nas últimas semanas não será tarefa fácil, por isso ser racional e estratégico fará toda diferença agora.

Perguntas importantes

  • Seus clientes sabem que sua empresa está funcionando, mesmo que de forma remota, e quais as medidas que estão sendo tomadas para reduzir o contágio?
  • Sua empresa tem perfis nas redes sociais?
  • Seus membros de grupos de whatsapp sabem que você presta determinados serviços ou o que você vende?
  • Você utiliza links de pagamento online para que seus clientes não precisem pagar com dinheiro em espécie?
  • Você já verificou quais medidas adotadas pelo governo se enquadram nas necessidades da sua empresa?
  • Seus contratos vigentes já foram renegociados?

Pode parecer muita informação, mas são apenas medidas básicas que afetam e muito o seu negócio.

Meu negócio não funciona apenas online

Se você faz parte dos empreendimentos que dependem da circulação de pessoas e que não conseguem trabalhar apenas online, como é o caso do setor de turismo e eventos, busque alternativas com seus clientes para que eles façam a remarcação e não o cancelamento de suas viagens e/ou eventos, nesse momento um planejamento estratégico para o pós distanciamento social é imprescindível. .

Uma outra opção é a venda antecipadas de pacotes com um bom desconto, onde o cliente terá um prazo maior para usufruir de seus serviços, podendo escolher uma data futura assim que todas as medidas de distanciamento social forem amenizadas e a propagação do vírus for controlada.

Posso reabrir novamente, e agora?

Se a sua atividade está dentre as permitidas a reabrir faça isso com cautela e principalmente demostre preocupação com seus clientes. Medidas protetivas devem ser tomadas, isso pode parecer um aumento nos custos, como adquirir máscaras, álcool em gel, delimitar espaços dentro das lojas entre outros, mas passam mais credibilidade ao seu negócio.

Você precisa reconquistar seus clientes. Demonstrar que sua atividade, serviço ou produto é importante para ele nesse momento, mas que os cuidados com a saúde também são. Isso fará com que se sintam mais seguros, e nesse momento deverá ser tratado não apenas como uma obrigação determinada pelos governos, mas como um diferencial do seu negócio.

Recuperação extrajudicial

Se mesmo assim, a situação estiver em níveis muitos difíceis  considere, antes de decretar falência, a possibilidade de recuperação judicial, recurso previsto na Lei de Falências e Recuperação de empresas.

A recuperação extra judicial se trata de um plano de recuperação apresentado aos credores com o objetivo de renegociar dívidas, e deve ser aceita por no mínimo três quintos dos credores, essa é uma forma mais séria que as sugestões apresentadas normalmente, sendo uma possibilidade que já existia antes da pandemia.

Já quando a justiça é quem faz mediação, temos uma recuperação judicial. Nesse caos, as dívidas ficam congeladas por 180 dias enquanto a empresa, ainda funcionando, apresenta um plano de recuperação.

Aprendizados com a crise

Em momentos como esse devemos sempre aprender o máximo que pudermos. E com certeza, tudo isso trouxe muitos aprendizados que não podemos esquecer. Empresas que tinha um solido planejamento financeiro sofreram menos com essa pandemia do que empresa com pouco ou nenhuma organização financeira. Empresas que já tinham ligação com o comércio e divulgação digital se adaptaram mais rapidamente do que aquelas que não estavam familiarizadas com esses recursos. E mesmo aquelas que decidiram procurar a recuperação seja extrajudicial ou judicial também precisam de um plano de recuperação.

Por isso, nesse momento é importante questionar o que sua empresa poderia ter feio antes que seria capaz de amenizar os efeitos agora. Isso porque, se você deseja que seu negócio prospere e cresce ao longo do tempo é preciso ter em mente que crises vem e vão, umas maiores e outras menores. Aqueles que estiverem sempre preparados para os priores momentos tendem a superar mais rápido e com mais força. A saúde do seu negócio depende do quanto você se planejou pra isso e de quem você tem ao seu lado para te ajudar a colocar esse plano em prática.

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