Empreender e abrir uma empresa demanda organização e conhecimento de onde se deseja chegar.
Neste sentido, ter um plano de metas é como uma bússola para se manter no caminho certo e não perder o foco.
É comum entre os empresários o engano de acreditar que o planejamento é relevante somente nos momentos de crise, quando na verdade ele é ainda mais importante na boa fase, onde dará um norte para o empreendedor de como agir em qualquer situação.
Estabelecer metas
Porque eu faria um plano de metas para minha empresa?
Definir quais são as metas que o seu negócio irá tentar alcançar nos meses e até anos seguintes contribui para não se perder.
Uma vez inserido no mercado é possível que o empreendedor sinta que está sendo levado para o lado oposto do que planejou para sua companhia.
Quando se tem um planejamento dividido em etapas do que deve ser feito para alcançar o resultado final é mais fácil se manter no caminho almejado.
O plano de metas funciona é como um mapa do que a sua organização pretende e como fará para alcançar.
Como elaborar seu plano de metas:
1 – Defina o melhor momento para elaborar o plano de metas
Geralmente o segundo semestre é momento ideal para começar a pensar quais são as conquistas desejáveis para o próximo ano.
O seu plano de metas deve ser esboçado, revisado e aprovado ainda no ano anterior àquele para o qual será iniciado.
2 – Avalie e conheça a situação atual
É crucial analisar o cenário atual e identificar o ponto onde se encontra, assim terá uma visão ampla e uma compreensão exata de quais são os objetivos possíveis de alcançar no período seguinte.
Verifique o maior número de dados possíveis, se houve aumento ou queda de vendas, quais foram as medidas que se mostraram mais efetivas e quais são as expectativas de crescimento para o período seguinte de acordo com as condições financeiras do estabelecimento.
3 – Defina metas possíveis
É extremamente importante definir metas alcançáveis.
Não adianta definir metas inalcançáveis e ter expectativas que na prática não funcionam.
Estabeleça os objetivos e também a forma que eles serão alcançados. Cada meta deverá ser planejada em etapas, ou seja, uma sequência de passos que levará ao êxito.
Detalhar as metas é importante para que todos os envolvidos compreendam o processo, pois nem sempre o que está claro para o gestor é tão claro para os colaboradores.
4 – Gere engajamento dos colaboradores
Busque o engajamento da equipe, afinal ela é parte essencial no alcance da meta definida.
A definição antecipada de metas permite que a sua equipe já saiba em janeiro com que objetivo irá trabalhar o ano todo.
É uma boa estratégia divulgar o objetivo final com os detalhes das etapas que levarão até a sua conquista, o que precisará ser feito nos meses anteriores.
Sem dúvida, o engajamento da equipe será ainda mais profundo se houver a possibilidade de uma recompensa, então considere criar um programa de benefícios para os que mais contribuírem para alcançar a meta previamente planejada.
Reconhecimento do esforço da sua equipe é o que ajudará a tornar o seu plano de metas mais bem executado e lembre se de que sozinho se vai mais rápido, porém em equipe se vai mais longe.
5 – Acompanhamento
O gestor deve realizar o acompanhamento diário da execução do plano de metas.
Entretanto, acompanhar não se trata de fiscalizar os seus colaboradores e sim de se certificar de que eles estão conseguindo entender e colocar em prática o que foi pensado.
Os colaboradores precisam estar motivados e sentir que terão apoio caso estejam com dificuldade para entender o que está sendo solicitado.
O acompanhamento é uma forma de identificar o que não está funcionando tão bem permitindo que seja alterado no decorrer do curso desse ano ou para os anos seguintes.
O plano de metas é necessário para auxiliar a realização de um trabalho coerente com as necessidades da empresa e com o potencial dos seus colaboradores, portanto, ressalto a importância de que as metas do planejamento sejam reais, isto é, possíveis de alcançar.
Tão essencial quanto ter um plano de metas é definir metas que sejam possíveis de realizar, do contrário não faz nenhum sentido.
Os colaboradores precisam ter certeza de que conseguirão cumprir o que se espera deles, caso contrário poderá nascer um sentimento de frustração.