A importância de uma gestão em uma trasportadora

5 DICAS PARA FAZER UMA BOA GESTÃO DA SUA TRANSPORTADORA

Neste artigo, abordaremos 5 dicas essenciais para você que precisa gerenciar de forma eficaz a sua empresa de transportes.

1ª PRECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS

É de grande importância que o gestor de uma empresa de transportes saiba precificar corretamente o seu serviço.

Em marketing se fala em duas abordagens clássicas de prestação de serviços: a abordagem dos custos e a abordagem do mercado.

A abordagem dos custos ressalta a importância de se levantar todo o custo envolvido na operação da sua empresa e a partir deste, definir uma margem de lucro para se chegar ao seu preço final, o preço que será oferecido aos seus clientes.

A abordagem de mercado ressalta a importância de se definir um preço compatível com o mercado, ou seja, aquele em que o mercado está disposto a pagar, sendo de fundamental importância a análise dos preços praticados pela concorrência.

Importante avaliar todo os custos envolvidos na empresa de transporte
Verifique todos os custos envolvidos em sua operação

Portanto, quando a empresa faz a análise de custos deve-se levar em conta essas duas abordagens.

Caso seja verificado que seus custos estão muito elevados, considera-se fazer uma pesquisa de mercado, analisa a concorrência ou outras pessoas que trabalham com os mesmos produtos ou com produtos semelhantes para que você consiga identificar em quais pontos você pode reduzir e ajustar seus custos para chegar a um preço de serviços aceitável pelo mercado.

2ª PLANEJAMENTO

É de suma importância o planejamento de suas metas e objetivos alinhados ao planejamento de suas receitas e de seus gastos.

Defina o que sua empresa pretende oferecer e como seu serviço será oferecido, onde sua empresa quer chegar, o que pretende conquistar e em quanto tempo.

AS metas devem ser estabelecidas através de um planejamento
Elabore um planejamento para definição de metas

O planejamento adequado de suas receitas e de seus gastos irá permitir que você consiga identificar quais pontos a empresa precisa melhorar para atingir seus objetivos, seja ele de adquirir novos caminhões, novos ônibus ou ampliar o atendimento para novas rotas.

3ª ALINHAMENTO ENTRE ESTRATÉGIA E OPERAÇÃO

Todas as metas e objetivos de ampliação e crescimento definidos em seu planejamento estratégico devem estar bem alinhados às operações da empresa para que você consiga captar os recursos necessários para investimento, para custear essa ampliação.

Caso não possua os recursos necessários, terá que recorrer a recursos de terceiros, muitas vezes empréstimos bancários.

4ª PROJEÇÃO DE CAIXA

A projeção de caixa permitirá a sua empresa o controle eficaz das suas entradas e saídas de caixa, permitindo que você consiga identificar efeitos como sazonalidades e assim, verificar os período que haverá excedente ou falta de recursos.

Este controle evitará que o gestor da empresa ultrapasse seus limites de gastos, assim sendo, não comprometendo os seus recursos disponíveis para investimento em seus planos de ampliação.

5ª FINANCIAMENTO DOS PLANOS DE CRESCIMENTO

O gestor de uma empresa de transportes deve ter um orçamento de gastos que serão necessários para custear o seu plano de ampliação.

Após identificar os valores necessários, a empresa deve identificar se possui tais recursos disponíveis em caixa, em seu capital, e caso não tenha, busca recursos de terceiros.

O ideal é que a empresa sempre prefira se financiar com recursos próprios e evite realizar empréstimos bancários devido ao alto custo financeiro, principalmente no Brasil.

Procure sempre as melhores condições se precisar de um empréstimo
Evite empréstimos e créditos com altas taxas

Porém, no geral, a realidade é diferente, e as empresas acabam tendo que recorrer a esses empréstimos bancários, às instituições

Caso a empresa opte por empréstimos de terceiros, deve-se evitar aceitar qualquer crédito de instituições desconhecidas, procurando sempre as melhores taxas do mercado, o melhor custo benefício e o menor custo financeiro.

Uma outra possibilidade no Brasil são os créditos do BNDES, pois se você trabalha com transportes e quer adquirir um veículo, um caminhão ou um ônibus, vale a pena analisar, pois o BNDES pode ter linhas exclusivas com taxas atrativas e bem inferiores às oferecidas pelos bancos em empréstimos de capital de giro ou de capital para investimento.

Estas foram as principais dicas para uma boa gestão das empresas de transportes.

Além dessas dicas, há muitas outras úteis para este setor.

Para entender melhor sobre essas 5 dicas e saber mais como gerenciar sua empresa de transportes, entre em contato com a gente.

Deixe um comentário