Muito comum na área médica, devido às vantagens como economia de custos e valor agregado para o paciente. As parcerias médicas ganham cada vez mais espaço. Não é segredo que o paciente gostaria de ser atendido em um espaço onde conseguisse resolver todas as suas questões com os melhores especialistas, sem grandes deslocamentos e elevação do investimento. Pensando nisso, muitos profissionais montam espaços para atendimento em parceria como é o caso do Dermatologista que pode se unir, por exemplo, a angiologista, clínica médica, biomédica e até esteticista dentre outras inúmeras possibilidades de parcerias médicas.
É bom ressaltar que mais importante do que a especialidade, é fazer sentido para o negócio como um todo. Ou seja, apesar de não haver impeditivos, comercialmente não seria interessante um neurologista e um dermatologista fecharem uma parceria para dividir espaço de atendimento. Logo, procure especialidades afins de forma a proporcionar valor agregado, praticidade e comodidade para o paciente que é o principal beneficiário de tudo isso.
Os objetivos são diferentes conforme o tipo e o momento de cada gestão. Por exemplo, no consultório em que apenas um profissional atua ele trabalha com horas úteis limitadas, afinal o médico atende uma pessoa por vez. Mas se tratando de uma clínica, a capacidade produtiva será maior já que haverá outros profissionais atuando no mesmo espaço, elevando a oferta de serviços e consequentemente o faturamento da clínica. Portanto, em relação a clínica o consultório tem a capacidade de atendimento e o faturamento reduzida. Porém, isso não é um problema e sim uma escolha profissional quanto a sua forma de atuação.
Mas como conseguir fazer as parcerias médicas?
O ponto mais importante da parceria é que ela seja interessante para ambas as partes envolvidas, muito conhecida hoje como “parceria ganha-ganha”. Para encontrar colegas médicos parceiros, caso ainda não tenha, deverá observar as especialidades que complementem a especialidade principal de forma que juntas possam oferecer melhor valor agregado para o paciente e para a clínica.
Um outro ponto muito importante a ser considerado é o perfil de cliente e/ou paciente que você deseja atrair para seu negócio. Pois, ele irá determinar, por exemplo, a localização física do seu espaço e até mesmo o seu marketing para atração e retenção de clientes. Em Brasília, por exemplo, é muito comum a parceria entre médico endocrinologista e nutricionista, nutricionista e psicólogo, psicólogo e médico psiquiatra, médico ortopedista e fisioterapeutas, entre outras inúmeras possibilidades. Identificada a especialidade e o perfil de atendimento conseguirá fechar parcerias cada vez mais assertivas.
O passo seguinte é fechar o percentual de parceria entre a clínica e o profissional. Lembrando que a clínica tem diversos gastos já que deverá disponibilizar um espaço adequado e um suporte administrativo. Por tudo isso, é bastante importante alinhar entre as partes envolvidas a oferta de serviço, o percentual de ganhos e as normas de trabalho.
Qual a melhor opção, aluguel ou parceria?
Aluguel é uma modalidade existente, principalmente para algumas especialidades como a Psicologia, por exemplo. Mas não muito recomendável por ser mais vantajosa para uma das partes, já que o lado da clínica fica em desvantagem. Como já foi dito antes, quando se fala em parceria o interessante é que as duas partes ganhem e cresçam juntas. Inclusive, por isto, é tão importante alinhar especialidades afins e perfil do paciente. Contudo, caso opte pelo aluguel é recomendável para a clínica atrelar um percentual de comissão sobre os atendimentos realizados.
Contabilidade em Brasília
Ao contrário do que muitos pensam, a contabilidade não é apenas obrigatoriedade, mas uma ferramenta de gestão estratégica para o sucesso do negócio. Seja como pessoa física (profissional liberal, autônomo) ou jurídica (empresa), um grande parceiro que você deve buscar em sua jornada de se tornar empreendedor é a contabilidade.
Contratar uma assessoria contábil especializada para médicos evita problemas desnecessários relacionados à burocracia, inclusive junto ao próprio Conselho Regional de Medicina – CRM, e ao cumprimento da legislação. Lembre-se, a estruturação contábil de um negócio é fundamental para organização, planejamento fiscal e financeiro do empreendimento. A boa notícia é que somos contadoras e administradoras, especialistas em médicos, e agora você tem uma contabilidade em Brasília que cuida da saúde do seu negócio enquanto você cuida da saúde dos seus pacientes.