Precisa ter mesmo uma planilha super completa e cheia de fórmulas ou o mais avançado aplicativo de finanças para manter as contas da minha empresa organizada? A resposta é… não!
Todas essas ferramentas podem sim ajudar algumas pessoas a manter sua gestão financeira organizada, mas escolher apenas uma para ser o método mais eficiente, isso não existe, porque quem determina a melhor forma de organização é o usuário, o que varia de acordo com cada tipo de empresa e principalmente cada tipo de empresário.
Por isso, a melhor ferramenta é aquela que funciona para você! Se é por meio digital então opte por planilhas, seja das mais simples as mais completas, ou aplicativos, mas se o seu maior controle acontece quando você anota no papel então tenha um caderno ou planner financeiro sempre por perto. Claro que quanto mais contas você precisar controlar, os meios digitais serão mais seguros e eficientes, mas quem determina essa adaptação é o profissional.
CUSTOS FIXOS COM FATURAMENTO VARIÁVEL
Em um consultório você precisa ter uma relação bem detalhada de todos os seus custos, não conte apenas com a sua memória ou terá surpresas financeiras negativas em seu dia a dia, uma conta inesperada, atrasos que podem acarretar juros e multas, dentre outras. Então, tenha sempre tudo muito bem listado com no mínimo a referência/recebedor, os valores e data de vencimento.
É importante anotar tudo, aluguel/sublocação, água, luz, internet, IPTU, despesas com funcionários (caso tenha), anuidade do Conselho Regional de Psicologia, entre outros, caso esqueça de algum já anote logo em seguida para que no próximo mês já esteja no seu controle. É preciso avaliar se na sua cidade ou região administrativa (no caso do DF) ainda é necessário ter o alvará de funcionamento, isso porque no final de 2019 a MP de Liberdade Econômica dispensou a necessidade de alvará para atividades de baixo risco, que inclui atividades de psicologia. Porém algumas prefeituras e regiões administrativas não estão adequadas até o momento.
Outros custos que não podem ser esquecidos referem-se ao recolhimento do INSS, que é obrigatório para todo profissional liberal e a declaração de IR com o carnê leão. Abordamos mais sobre isso nesse artigo.
Um profissional liberal geralmente tem uma receita variável, ou seja, não sabe bem quanto vai ganhar ao longo do mês. Em um consultório de psicologia, o paciente pode acabar desmarcando a consulta deixar seus horários vagos, consequentemente reduzir a sua receita. Por isso é preciso saber exatamente o custo de se manter esse consultório, já que independente de ter ou não atendimentos esses custos precisam ser pagos.
COMO LIDAR COM UM FATURAMENTO VARIÁVEL
Para você ter uma base das suas contas é importante fazer o levantamento das receitas e despesas/custos dos últimos 6 meses, esse será o seu material para trabalhar daqui para frente, que te dará uma expectativa de faturamento meses seguintes. Caso não tenha esse controle, não se desespere, comece hoje mesmo a anotar tudo e fazer esse controle.
Dentro da relação de custos é importante ter bem especificado qual será o seu salário, isso mesmo você não leu errado, mesmo sendo um profissional liberal tenha em mente a separação da sua vida financeira pessoal e profissional. Esse tópico merece sua atenção. Isso porque paralelamente ao seu controle de custos profissionais você deve fazer um levantamento também dos seus hábitos e padrões de consumo. Consciente dessas duas vertentes você será capaz de direcionar melhor os esforços financeiros de acordo com suas prioridades atuais.
Caso perceba gastos desnecessários em sua vida pessoal, poderá fazer reduções e investir mais em sua carreira, aumentando assim seu faturamento e posteriormente seu padrão de vida. O inverso também pode acontecer, seu consultório tem um faturamento melhor do que você imaginava e isso te permite ter mais opções de investimentos para crescer. Quem sabe seu consultório não pode se tornar uma clínica?
Metas e planejamentos são pontos chave para o seu crescimento e nós da Essência Gestão Contábil estamos aqui para te ajudar.
Este post tem 9 comentários
Pingback: COMO ABRIR UM CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA EM LUZIÂNIA | Essência
Pingback: COMO ABRIR UM CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA EM NOVO GAMA | Essência
Pingback: COMO ABRIR UM CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA EM VALPARAÍSO | Essência
Pingback: COMO ABRIR UM CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA EM CIDADE OCIDENTAL | Essência
Pingback: COMO ABRIR UM CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA EM FORMOSA | Essência
Pingback: COMO ABRIR UM CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA EM CRISTALINA | Essência
Pingback: COMO ABRIR UM CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA EM VIANÓPOLIS | Essência
Olá parabens, estou gostando muito de seu conteudo,
continue postando assuntos interessantes.
Olá Grasi,
Obrigada pelo feedback, nos incentiva muito a continuar.