Atualmente vem crescendo exponencialmente o número de profissionais da saúde que estão empreendendo e descobrindo que podem se tornar empresários de sucesso através da abertura de uma Clínica Médica.
O primeiro passo e definir como a clínica irá prestar seus serviços, poderá atender a uma única especialidade ou diversas especialidades como, endocrinologia, obstetrícia, genecologia, neurologia, psicologia, psiquiatria, nutrição, fisioterapia, odontologia, exames entre outras especialidades.
Poderá atuar com ou sem internação, ter atendimento particular e/ou por plano de saúde, ser clinica popular ou não, dentre e outras alternativas.
Estas questões estão diretamente ligadas aos desejos e objetivos do empreendedor.
Do ponto de vista legal, a Clínica é um negócio como outro qualquer, exige gestão de pessoas, gestão administrativa, organização financeira, marketing, etc.

Porem sabemos que na área da saúde existe uma complexidade de exigências que devem ser seguidas para se abrir uma empresa.
Todo este processo envolve conhecimento especializado que o contador domina e pode realizar com exatidão.
A área da saúde envolve procedimentos específicos de sua atividade, logo é necessário realizar uma ampla avaliação do empreendimento e seus objetivos.
Abaixo relacionamos alguns pontos importantes para que o futuro empreendedor possa obter sucesso no seu empreendimento.
Particular ou Popular
Um a clínica médica popular opera com preços acessíveis e com ou sem planos de saúde estratégias que se transforma em vantagem mercadológica que faz com que esse negócio consiga um número crescente de pacientes;
Individual ou Sociedade
Optar por trabalhar só ou com sócios irá depender diretamente do seu perfil de trabalho, mas é importante lembrar que uma sociedade bem estruturada lhe permitirá avançar num ritmo diferenciado, bem como dividir os custos e a administração do negócio.

Na parte legal é possível se formalizar tanto individualmente como em diferentes tipos de sociedades;
Gestão de pessoas
Quando trata-se da área da saúde a escolha de pessoal capacitado é parte do bom atendimento prestado, portanto é preciso investir na gestão de pessoas;
Público Alvo
Em qualquer negócio o público alvo é uma definição importantíssima, na saúde não seria diferente.
Assim como a definição de especialidade atendida também é importante estudar se atenderá convênio médico ou se o foco será pacientes particulares.
Em caso de ser particular é importante analisar o valor da consulta e alinha-lo à estrutura física e localização geográfica do estabelecimento;
Localização
Considere a densidade populacional, o perfil dos consumidores locais, a concorrência, a facilidade no acesso e locomoção, a estrutura e o espaço físico, a visibilidade e proximidade com os pacientes;
Exigências Legais e Específicas
Pensando em agilidade e eficiência a primeira providencia necessária é a contratação de um profissional da contabilidade para lhe orientar sobre a legislação tributária e a forma jurídica mais adequada ao seu projeto, bem como a legalização nos respectivos órgãos necessários a sua atividade;
Custos de abertura e funcionamento
Não menos importante é saber qual o custo inicial de abertura (taxas e serviços) e o custo mensal de manutenção.
Com ajuda especializada você irá identificar por exemplo quantos pacientes precisará atender para pagar as suas despesas totais, manter seu ponto de equilíbrio e gerar lucros.
Além do exposto acima, existem diferentes maneiras de se estabelecer uma empresa neste segmento.
Cada qual com as suas tributações particulares. Portanto é fundamental analisar o perfeito enquadramento para os tributos não se tornarem um problema posteriormente ou mesmo obstruir qualquer crescimento da empresa.
Com tudo isso levado em consideração é possível tomar as melhores decisões cabíveis.

Assim o empreendimento começa com o “pé direito” e com as chances de tudo dar certo e de haver crescimentos significativos ao longo de sua vida empresarial.
Ao procurar um profissional contábil tenha ao seu lado um parceiro de confiança, especializado no seu tipo de negócio e que esteja ao seu lado para crescer com você. Por fim, lembre-se: Antes de tomar uma decisão financeira, consulte o seu contador e não corra riscos desnecessários.
Muito esclarecedor!
Pingback: A importância do Contador para sua Clínica | Essência