No momento, você está visualizando 4 pontos principais para manter a organização financeira da sua clínica

4 pontos principais para manter a organização financeira da sua clínica

Manter a gestão financeira e administrativa da sua clínica ou consultório é uma tarefa importante para alcançar o lucro almejado. Essa tarefa deve ser prioridade para uma profissional da área da saúde que também é gestor da sua clínica.

A realidade é que é impossível ter sucesso na sua clínica se ela não tiver lucro.

Isso tudo pode parecer complicado, porém com uma organização eficaz e algumas atitudes simples sua de finanças ficará bem mais leve e tranquilo.

Agora vamos deixar de “conversinha” e listar as X principais dicas para a organização financeira da sua clínica.

Controle e registre todas as movimentações financeiras

Resolvi trazer esse primeiro ponto, por ser essencial. Você como gestor, precisa registrar todas as movimentações bancárias e em dinheiro do seu negócio, é por esse controle que você consegue visualizar como está a situação financeira da clínica, e onde você consegue reduzir gastos e qual procedimento/consulta está sendo mais rentável. 

Controlando a entrada e saída de caixa/banco você consegue chegar facilmente ao seu lucro. Faça diariamente para não esquecer nenhum lançamento e possivelmente ter um resultado que não é real.

Separa por categorias: Consulta particular, consulta por convênio de saúde, pagamentos em dinheiro, pagamentos em cartão de crédito ou débito, compra de materiais, pagamento de fornecedores, pagamentos de funcionários ou prestadores de serviços.

Separe suas contas bancárias

Imediatamente quando você, profissional da saúde de qualquer área, decide empreender e abrir o seu CNPJ ou até mesmo fazer seus atendimentos como profissional liberal no CPF, você precisa obrigatoriamente separar a movimentação das suas contas bancárias.

Sendo CNPJ, você vai fazer toda movimentação somente na conta de pessoa jurídica. Até porque isso é fiscalizado, e se não fizer você pode ter sérios problemas. E para os seus gastos pessoais você vai transferir o seu pró-labore da conta bancária de pessoa jurídica para pessoa física.

E caso você ainda esteja fazendo seus atendimentos e recebendo na pessoa física, seria mais seguro você ter uma conta bancária para sua vida pessoal, e outra conta bancária mesmo sendo no seu CPF para os recebimentos dos seus atendimentos como profissional liberal. Acredite isso vai te ajudar a mensurar a rentabilidade no valor da consulta.

Use a tecnologia

Hoje a tecnologia está a maioria das vezes a nosso favor, precisamos saber aproveitá-la para otimizar os processos internos e não deixar que os processos internos  afetem os atendimentos e a produtividade da clínica como um todo.

Um sistema de gestão financeira que seja ligado a agenda da clínica e ao contas a pagar e receber, vai facilitar muito sua vida como gestor. E uma contabilidade especializada para te ajudar com essa ferramenta também é um passo para facilitar a gestão financeira da sua clínica/consultório.

Analise seu fluxo de caixa

Sabe o passo 1, sobre as movimentações financeiras, ele vai formar os dados para a visão de curto e longo prazo para a análise do seu fluxo de caixa.

Mas o que é fluxo de caixa? 

São todos os dados financeiros (recebimentos e pagamentos) organizados como previsão futura, ou seja, se você precisar saber daqui três meses qual será seu gasto ou seu faturamento você vai conseguir identificar analisando o fluxo de caixa.

E com essa análise você consegue se planejar financeiramente, caso tenha algum mês que seu faturamento esteja menor que seus gastos. Ou até mesmo se sua clínica está preparada para iniciar um investimento para melhorias.

E se você não utiliza nenhum sistema e precisa de uma planilha para esse controle, é só baixar aqui.

Estar atento ao cenário atual e revisitar seu planejamento, vai te ajudar a observar caso haja alguma mudança na área da saúde que esteja ligada diretamente a sua profissão. E neste caso é preciso mudar a rota.

Acompanhar seus resultados, te ajuda a ver novas oportunidades e possibilidades futuras de curto ou longo prazo.

Com esses passos básicos você pode manter a sua clínica saudável. Se ficou com alguma dúvida, deixe aqui embaixo nos comentários, que tenho o prazer em te ajudar.

Deixe um comentário