A gestão financeira é um dos principais desafios de uma clínica.

Conheça ferramentas que podem te ajudar na administração

As ferramentas para controlar o seu financeiro permitem uma gestão financeira muito mais eficiente. Entenda!

A gestão financeira é a base de qualquer negócio. As informações obtidas nela, permitem que a sua clínica ou consultório possa crescer com sustentabilidade. Além disso, também possibilitam que o empreendedor, neste caso os profissionais da área da saúde, possa tomar decisões estratégicas com mais segurança.

Para conseguir estes benefícios, o empreendedor precisará realizar diversas ações. Uma delas é o controle do fluxo de caixa, que já falamos aqui em outros artigos.(Colocar algum outro artigo aqui para clicar) Ele é um instrumento indispensável para uma empresa.

Afinal, o que é um controle do fluxo de caixa?

Por meio dele, é possível acompanhar a movimentação financeira de entrada (receita) e saída (despesas). Com isso, o empreendedor pode tomar decisões com mais embasamento e melhorar o desempenho financeiro da sua clínica ou consultório.

Algumas vantagens de ter um controle do fluxo de caixa adequado são:

  • Maior gestão dos gastos;
  • Controle financeiro adequado;
  • Proporciona um planejamento adequado;
  • Tomada de decisão com mais segurança.

Antigamente, o controle do fluxo de caixa era realizado com o registro de todas as entradas e saídas em um papel. Felizmente, isso já não é mais necessário. Há diversas ferramentas para controlar o fluxo de caixa. Abaixo selecionamos cinco. Confira!

1. Excel

O programa Excel, da Microsoft, é amplamente utilizado por pequenas empresas que não têm recursos financeiros para investir em programas mais sofisticados. As planilhas disponíveis nele permitem que o empreendedor consiga registrar todas as suas informações.

Inclusive temos um modelo gratuíto, clique para baixar. (Colocar o link da panilha)

2. GestãoClick

O software permite acompanhar, em tempo real, todas as movimentações financeiras através de qualquer dispositivo móvel conectado à internet. Ele ainda oferece recursos de projeções para necessidade de ajustes do preço de venda. Oferece assertividade para acompanhamento de recursos financeiros; permite prever, planejar e controlar entradas e saídas em um período determinado; antecipar decisões a fim de se planejar em caso de falta ou sobra de dinheiro e ainda descobrir se a empresa está trabalhando no verde ou no vermelho e entender o real funcionamento do caixa.

3. Omie

Em seu site, a Omie explica que o sistema facilita a gestão da sua carteira de clientes com uma ferramenta de CRM completa e fácil de usar. Organiza o histórico de cada cliente, e entende o perfil e obtém dados para realizar campanhas e ações para atingir as pessoas certas na hora certa, tanto na busca por novos clientes, quanto na fidelização dos atuais.

Integra todos os dados de compras e estoque, serviços e setor financeiro automaticamente para garantir muito mais eficiência no seu dia a dia!

E também faz emissão de notas fiscais.

4. Sige Lite

O programa permite gerenciar os pedidos, controle financeiro, emissão de cupom fiscal, emissão de nota fiscal. Além disso, possibilita o controle do fluxo de caixa. O sistema é gratuito.

5. Conta Azul

ERP em nuvem que simplifica sua gestão financeira.

Ferramenta simples e segura para administrar a prestação de serviços, receber em dia de seus clientes, emitir Notas Fiscais e controlar Fluxo de Caixa.

Listei acima várias ferramentas para momentos diferentes do seu negócio. Para profissionais da saúde que estão começando e precisam enxugar seus gastos, tem a planilha e sistema gratuito.

Já os empreendedores que já tem uma quantidade considerável de pacientes, com certeza é melhor uma ferramenta mais completa e automatizada, que são os sistemas mais robustos e pagos.

Pesquise cada ferramenta e veja qual delas você simpatiza mais, e qual delas faz mais sentido para sua clínica ou consultório no momento atual.

Claro, se agora não é o momento de utilizar uma ferramenta, porque você ainda presta serviços como profissional liberal, ou seja, realiza seus atendimentos pelo CPF, opte ao menos pela planilha para que você não se perca com seu faturamento e posteriormente não afete o seu lucro.

O controle financeiro é real e pode ser muito simples.

Se ficou com alguma dúvida, deixe aqui embaixo nos comentários, que tenho o prazer em te ajudar.

Deixe um comentário